Logo CEPSA

Processo de Compras e Contratação


As empresas que queiram participar nos Processos de Contratação devem ter em conta que a interlocução deverá ser realizada unicamente através do Departamento de Compras e Contratação da Cepsa, respeitando os seguintes pontos:

  1.      Todo o fornecedor que deseje fornecer bens ou serviços ao grupo Cepsa deverá estar registado na Plataforma de Compras Cepsa Sourcing & Suppliers (C2S), através das Área Reservada ds Cepsa. [1]

  2.      Para poder participar num processo de compras, um fornecedor deverá ter completado o registo em Cepsa Suppliers, dentro da Plataforma C2S. Esse registo será validado pela Cepsa. [2]

  3.      Somente os fornecedores com um registo válido e os fornecedores homologados pela Cepsa poderão ser adjudicatários em processos de compras da Cepsa.
  4.      Os fornecedores aceitarão no momento do registo e ao participar nos processos de compras tanto as Condições Gerais de Contratação da Cepsa como o Código Ético dos Fornecedores. [3]

  5.      Os fornecedores que tenham sido convidados a participar num concurso ou num leilão fa-lo-ão através da Plataforma de Compras C2S[4], para assegurar a transparência do processo.
  6.      Os fornecedore terão acesso a todas as condições e especificações  técnicas dos concursos e leilões na plataforma C2S, sendo esta o único canal de diálogo com a Cepsa durante o processo.
  7.      Todas as dúvidas e esclarecimentos necessários durante o processo serão feitos através da Plataforma, utilizando a Área de Mensagens que está disponível em cada RFP.
  8.      Os fornecedores deverão apresentar as suas ofertas técnicas e económicas de forma separada no envelope correspondente. De nenhum modo deverão apresentar as ofertas por outro canal nem a pessoal da Cepsa fora da Plataforma C2S. As ofertas técnicas não conterão nenhuns preços nem condições económicas.
  9.      A Cepsa reserva-se o direito de recusar a oferta vencedora num processo, se considerar que essa oferta não cumpre com os critérios estabelecidos, bem como excluir dum processo de concurso ou leilão o fornecedor que não respeite as condições da Cepsa.
  10.   O facto de sair vencedore num processo não implica a adjudicação direta do mismo, o processo será definitivo quando se formalize num contrato todo o acordado. Em nenhum caso se aceitará acréscimo algum por fornecimentos ou serviços realizados antes da dita formalização. 

 

CONSIDERAM-SE BOAS PRÁTICAS DURANTE O PROCESSO DE COMPRAS…

A Cepsa valoriza positivamente durante os processos de compras que: 

  • O fornecedor utilize os canais e os níveis de interlocução adequados para que a comunicação comercial seja fluida e efetiva.
  • O fornecedor participe no processo de licitação de forma transparente, diligente e cumprindo os requesitos formais do processo (registo, documentação, prazos, utilizando os canais adequados para apresentar as ofertas técnicas e económicas).
  • O fornecedor colabore durante a vigência do contrato, proporcionando informação adequada a cada momento para facilitar o seguimento e cumprimento dos objetivos económicos e operacionais, de forma proativa e sempre que seja solicitado.
  • O fornecedor participe ativamente na resolução de conflitos, contribuindo com soluções de interesse mútuo.
  • O fornecedor tenha predisposição para colaborar face aos pedidos da Cepsa e disponibilize os meios oportunos para o facilitar.
  • O fornecedor colabore reiteradamente propondo ou aceitando melhorias de produtos ou servições, iniciativas para reduzir custos, etc. (são valorizadas as propostas que impliquem uma poupança económica, melhoria de prazos definidos ou eficiência de processos, aumento da fiabilidade dos equipamentos e/ou no Ambiente/Segurança, melhoria da eficiência energética, etc.).
  • O fornecedor esteja alinhado com os princípios éticos da Cepsa, contidos no seu Código Ético de Fornecedores (o fornecedore desenvolve a sua atividade de modo ética, garantindo a legalidade e transparência, zelando pela ausência de conflitos de interesses e corrupção).

 

 

[1] Para o registo através da site da Cepsa terão de ser aceites as respetivas condições gerais de utilização, presentes no Aviso Legal de www.cepsa.pt

[2] O manual de autoregistro e o fluxograma de registo estão disponíveis na área pública de fornecedores do site da Cepsa.

[3] As Condições Gerais de Compra e Contratação da Cepsa e o Código Ético de Fornecedores estão disponíveis no site da Cepsa na área pública de Fornecedores. Qualquer desrepeito pelos princípios contidos no Código Ético de Fornecedores poderá ser motivo de rescisão da relação contratual com o fornecedor.

[4] Deverão ser aceites as condições de participação em leilões eletrónicos da Cepsa, facultadas durante o processo.