Logo CEPSA

Eletricidade

Eletricidade

A Cepsa conta com 1.131MW de capacidade em sete centrais de cogeração em refinarias e fábricas industriais, mais a central de ciclo combinado Nova Geradora do Sul (NGS), com 780 MW de capacidade, na qual a Cepsa participa com 50%.

Graças à cogeração, a Cepsa evitou 235.000 toneladas de emissões de CO2 , o que melhora a sua posição no Plano Nacional espanhol de emissões de gases com efeito de estufa. As vendas de electricidade ascenderam a 3.573 GWh.

Em setembro de 2011, entrou em operação a fábrica de cogeração de Lubrisur, com uma potência instalada de 351 MW, que substitui as caldeiras da refinaria “Gibraltar San Roque”.

 

Descrição das cogerações da Cepsa

 

Empresa Potência autorizada MW
GEPESA (70% CEPSA)  
Cogeração "La Rábida " 50
Cogeração GEGSA 74
Cogeração GETESA 41
Cogeração GEMASA 27
COTESA (100% CEPSA) 38
Cog. la Rábida II 51
Total Cogeração 281
Nova Geradora do Sul (50% CEPSA) 780

 

Representação de instalações em Regime Especiall

A DETISA, filial da CepsA a 100%, é a responsável pela gestão no mercado elétrico da energia gerada nas cogerações da Cepsa. Para além de gerir as cogerações da Cepsa, a DETISA também representa em nome de terceiros una extensa carteira de fábricas de geração em regime especial (1500MW) com tecnologia térmica, eólica, hidráulica e solar.

Para facilitar o seguimento técnico-económico das fábricas, a DETISA desenvolveu um site para os clientes, que permite efetuar um seguimento diário, mediante relatórios, da energia medida, das liquidações do mercado, dos preços do mercado, os prémios e os suplementos aplicáveis a cada instalação de regime especial, consoante a sua tecnología.

A DETISA dispõe de um sistema de gestão, certificado de acordo com a norma ISO 9001:2000.

Para qualquer informação adicional sobre o nosso serviço, e pedidos de oferta de comercialização de energia, contacte-nos:

Contacto comercial: CGE-Comercial@cepsa.com – (+34) 900 201 200

Comercialização de energia elétrica

A DETISA conta com a autorização do Ministério da Indústria espanhol para comercializar energia elétrica aos consumidores finais em Espanha, Canárias e Baleares. A carteira de clientes está formada por instalações industriais de todos os setores, edifícios de escritórios, e grandes consumidores do setor terciário.

A DETISA, a pedido do cliente final, elabora ofertas de fornecimento adaptadas às necessidades de cada tipo de consumo, incluindo propostas de preço, ofertas a preços fixos, e a preços indexados ou referenciados ao preço do mercado gerido pela OMEL.

Contacto comercial: CGE-Comercial@cepsa.com - (+34) 900 201 200

Nov Geradora do Sul

A NGS é empresa criada pela Cepsa e pela Gas Natural Fenosa (50/50%) para gerir a central elétrica de ciclo combinado a gás de 780MW, situada nos  terrenos da refinaria "Gibraltar-San Roque" da Cepsa. Esta central fornece vapor de agua à refinaria "Gibraltar-San Roque", contribuindo para reduzir de forma significativa as emissões de NOx e SO2 da Cepsa.

 

A Cepsa, como operadora no mercado, e em cumprimento das medidas estabelecidas no Regulamento (UE) nº 1227/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho de 25 de outubro de 2011, sobre a integridade e a transferência do mercado da energia (REMIT) divulga, de maneira efetiva e oportuna, a informação privilegiada de que dispõe, relativa à capacidade e utilização das suas instalações de produção, armazenamento, consumo ou transporte de energia eléctrica, para lá da indisponibilidade planificada ou não das referidas instalações.

A Cepsa compromete-se a que a informação fornecida seja o mais precisa possível em todos os seus aspetos, e que se atualizará e/ou ajustará, em conformidade com as diretrizes e princípios fixados para a integridade e a transparência do mercado da energia.

 

  • Instalações de Produção com capacidade de geração instalada igual ou superior a 100MW