Logo CEPSA

Banco Alimentar

Banco Alimentar

Campanha de Recolha de Alimentos dos Bancos Alimentares


Os Bancos Alimentares promovem, anualmente, duas campanhas de recolha de alimentos a nível nacional. Em novembro de 2015, com a participação de mais de 42 mil voluntários, entre os quais mais de 20% dos colaboradores da Cepsa portuguesa, a iniciativa voltou a apelar à solidariedade de todos os portugueses, reforçando a importância da doação de alimentos e o valor do gesto da partilha no combate à fome.

“A sua ajuda é enorme por mais pequena que seja a sua contribuição” constitui a ideia-forte da campanha, interpelando de uma forma simples para o sentido mais puro de grande ação de apelo à solidariedade que os portugueses conhecem bem: um só alimento faz uma grande diferença, existindo um efeito multiplicador de todos os donativos.

A campanha realiza-se habitualmente nas zonas de Lisboa, Porto, Évora, Coimbra, Aveiro, Abrantes, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu, Viana do Castelo, Beja, Oeste, Castelo Branco, S. Miguel, Terceira e Madeira, onde todas as pessoas podem fazer a sua doação de géneros alimentares em mais de 2.000 super e hipermercados.

Para Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome “A fome e as carências alimentares são, infelizmente, uma realidade, muitas vezes escondida, na nossa sociedade e continuam a afetar todos os dias muitas famílias. A solidariedade individual e o esforço conjunto de uma sociedade atenta e empenhada serão sem dúvida fundamentais para combater esta realidade e a ajuda de cada um é enorme por mais pequena que seja a sua doação. Cada contributo é muito valioso.”

De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, ao longo do primeiro semestre de 2015 foram apoiadas com produtos mais de 2.600 instituições, que concederam ajuda alimentar a cerca de 425 mil pessoas comprovadamente carenciadas. No ano passado, os 21 Bancos Alimentares em actividade distribuíram 29.630 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 41.482 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 118 toneladas por dia útil.

A Cepsa desafiou os seus colaboradores a envolverem-se e participarem na campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF), numa iniciativa interna que reverteu na doação de combustível para as viaturas de transporte de esta entidade e assumiu o compromisso de oferecer 10 litros de gasóleo por cada funcionário, ou familiar, da empresa que se disponibilize para estar nos postos de recolha no Armazém do BACF, em Alcântara e no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. E no BACF armazém em Perafita.

Foi o segundo ano em que apoiámos o Banco Alimentar Contra a Fome, sob este formato de voluntariado (em 2014 com a entrega de bens alimentares por colaboradores, nos escritórios, e a doação de combustível) e através da campanha Ajuda-Vale nos nossos Postos de abastecimento, encontramos em cada um destes colaboradores voluntários um embaixador da marca e cultura Cepsa.